veredas2

Rede Veredas

Assim como a Rede GigaNatal tem o intuito de interligar as instituições de ensino e pesquisa superior para as regiões de Natal e cidades próximas, a Rede Veredas oferece a possibilidade de conexão das instituições do interior do RN até o PoP-RN, sendo possível acesso aos serviços oferecidos pelas instituições sede sem precisar necessariamente de acesso à Internet.

Os clientes da Rede Veredas têm acesso, também, ao Backbone da RNP, portanto acesso em alta velocidade à Internet e outros serviços oferecidos pela RNP, tais como salas de Videoconferência, Voz sobre IP, acesso ao Portal de Periódicos Capes pela Rede Cafe, etc.

A diferença para a Rede GigaNatal está na infraestrutura - interligação entre o cliente e o PoP-RN. A conexão é feita por operadoras contratadas pela RNP, conforme viabilidade técnica das operadoras para cada região do RN. Assim que o circuito é entregue, a RNP envia um equipamento para o local e o PoP-RN realiza testes para garantir que o circuito esteja dentro dos padrões da contratação - circuito simétrico, estável e banda atingindo o valor contratado. Quando o resultado dos testes é satisfatório, o enlace é disponibilizado para a instituição cliente.

O Sistema de Monitoramento do PoP-RN verifica automaticamente quando há algum problema no circuito. Na aba Atendimento são explicados os passos para resolução de indisponibilidades nos enlaces.

A RNP com o intuito de disponibilizar sempre os melhores serviços e acessos, oferece atualmente as conexões para as instituições do interior do estado pelo Projeto Veredas Novas. Para participar é necessário fazer um cadastro junto à RNP a fim verificar se a instituição possui os requisitos para participar do Projeto.

Saiba mais em Projeto Veredas Novas.

A imagem abaixo indica os clientes ativos da Rede Veredas atualmente.

varedas