O PoP-RN com o intuito de sempre se manter atualizado com as novidades no mundo tecnológico mantém projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) junto com os alunos de graduação da UFRN, podendo assim implementar em ambientes de teste as tantas possibilidades que o campo da Tecnologia da Informação oferece. Os projetos são colocados em prática a partir do momento que o resultado em laboratório se apresenta confiável e estável.

Os projetos em desenvolvimento atualmente pelos bolsistas e estagiários do PoP-RN estão descritos abaixo.

 

seg

Segurança:

Sistema POP-EWS: Ambiente de suporte às atividades de segurança

Neste projeto pretende-se desenvolver um sistema de EWS baseado em Honeypots ou Honeynets, integrá-lo a um sistema de log e monitoramento produzindo alertas preditivos ou alertas em tempo real, visto as mudanças de escopo de um ataque de rede. O Honeypot EWS deve detectar e alertar incidentes. A fim de detectar os incidentes de segurança o Honeypot precisa inicializar um serviço de escuta sobre as portas que um hacker ou programa de Malware estão propensos a visitar. O contexto de utilização da ferramenta está em dispor os serviços que são utilizados na instituição a fim de realizar uma detecção preditiva, quando outros sistemas falharem ou não.

 

ped_sdn

SDN:

Projeto para Criação e Implementação de uma rede virtualizada sobre a infraestrutura da Rede GigaNatal

Prevê estudos relacionados ao protocolo Openflow e às SDN (Redes Definidas por Software), bem como das ferramentas e aplicações disponíveis em desenvolvimento, de forma aderente aos trabalhos desenvolvidos pela RNP no intuito de colaborar com os grupos de trabalho da RNP e outros no desenvolvimento de soluções visando a implantação de um ambiente de testes para os novos protocolos a serem usados pela Internet do Futuro, Internet das Coisas, Cidades Inteligentes, dentre outros.

Pretende-se configurar inicialmente uma rede virtualizada com pelo menos dois ativos e um Controller na infraestrutura da rede GigaMetrópole. Após a comprovação da operacionalidade das configurações aplicadas será dado prosseguimento na implementação de outros ativos de rede.

 

ped_eduroam

Eduroam:

Implantação do EduROAM na rede sem fio metropolitana (Rede Metrópole Digital)

O EduROAM é um serviço de acesso Wi-Fi seguro em todo o mundo. Desenvolvido para a comunidade de pesquisa e educação internacional, permite que os estudantes, professores e funcionários de instituições participantes obtenham conectividade através de estruturas internacionais. Neste projeto pretende-se implementar o EduROAM na rede sem fio metropolitana estendendo o serviço à comunidade acadêmica.

 

ipv6

IPv6:

Implementação do protocolo IPv6 no POP-RN

Prevê estudos relativos ao Protocolo IPv6. Nesse sentido, deve-se recuperar trabalhos desenvolvidos anteriormente no PoP-RN e atualizar seu conteúdo para o estado da arte. Em seguida, pretende-se planejar e configurar o Protocolo IPv6 nativamente em todos os ativos de rede e serviços operados pelo PoP-RN. Objetiva-se também configurar e testar os aspectos de segurança que o novo protocolo sugere.

 

iot

IoT:

Trabalho de desenvolvimento e pesquisa sobre Internet das Coisas

Prevê estudos relacionado à Internet das Coisas (IoT), que vem a ser um paradigma emergente que se integra a várias tecnologias e soluções de comunicação, como rede de sensores, identificação, localização etc. Essa integração gera uma sinergia entre várias áreas do conhecimento como telecomunicações, informática, eletrônica, ciências sociais dentre outros, permitindo um maior controle e crescimento acelerado das áreas envolvidas. As várias perspectivas de Internet das Coisas trazem consigo várias complexidades a serem analisadas e estudadas com mais profundidade. Pretende-se implantar nos GigaPoPs controles, tais como: temperatura, umidade e equipamentos (controle de inventário local).