logo_redegiga

Rede GigaNatal

A Rede GigaNatal tem como principal objetivo interligar as instituições de pesquisa e ensino superior localizadas na região metropolitana de Natal. Entretanto, outras instituições também podem se candidatar a usar os serviços dessa rede, a exemplo de órgãos governamentais, Tribunais, empresas diversas e outras. Essa interligação pode ser feita por meio de fibras ópticas que se conectam a um dos GigaPoPs da rede ou através de acesso sem fio a um nó de concentração disponibilizado para essa finalidade.

A Rede GigaNatal provê, então, às instituições clientes conectividade física dentro de sua área de abrangência geográfica. Assim, através dessa rede uma instituição pode estabelecer comunicação ponto-a-ponto com um provedor de serviços, como um provedor de acesso à Internet, por exemplo. Além disso, também é possível a instituição cliente utilizar os recursos da Rede GigaNatal para interligar diferentes setores separados geograficamente, de forma a construir sua própria rede corporativa.

O acesso à Internet, a partir do PoP-RN, é realizado através do Backbone da RNP (Rede Ipê), além de outros serviços oferecidos pela RNP, como por exemplo Videoconferências, Voz sobre IP (VoIP), acesso ao Portal de Periódicos Capes pela Rede Cafe, etc.

O Network Operationals Center (NOC) ou Centro de Operações do PoP-RN é responsável por manter a Rede GigaNatal, portanto o monitoramento, as manutenções preventivas e corretivas, além de novas implantações são gerenciadas na sede do PoP-RN no Centro de Convivência da UFRN.

GigaPoPs

São Pontos de Presença do PoP-RN na região da grande Natal, ou seja, pontos de apoio com estrutura física - ar condicionado, no-break, controle de acesso - que comporte as chegadas de fibras ópticas, switches, roteadores, câmeras de segurança e outros equipamentos necessários para a conexão do Backbone da Rede GigaNatal aos seus clientes. Os GigaPoPs estão estrategicamente localizados e suas ligações físicas são feitas de uma forma a dar o máximo de redundância possível, garantindo assim o mínimo de indisponibilidades nos circuitos.

 

 

Como participar?

Para participar dessa iniciativa, a instituição deve entrar em contato com o PoP-RN e encaminhar sua solicitação de participação ao Comitê Gestor da Rede GigaNatal. Nessa solicitação a instituição deve especificar o serviço de conectividade em que está interessada, de forma que possa ser determinado o valor de sua quota de participação.

Com sua participação aprovada, a instituição deve firmar um Acordo de Nível de Serviço com a UFRN (instituição líder do consórcio), onde estará especificado seus direitos e deveres relativos ao uso dos serviços de conectividade providos pela Rede GigaNatal. Com a ativação dos serviços acordados, a instituição estará integrando uma rede metropolitana comunitária (Rede GigaNatal), que faz parte do projeto nacional de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep).

 
Vantagens para quem participa da Rede GigaNatal
  • Garantia de interligação das instituições de pesquisa e ensino superior da região metropolitana de Natal, possibilitando a geração de novos projetos interinstitucionais.
  • As instituições participantes da Rede GigaNatal poderão ter acesso à rede nacional da RNP, desde que cadastradas junto à RNP, aumentando assim a sua conectividade com as demais instituições acadêmicas do país.
  • No âmbito financeiro, o custo para o acesso à Internet e às outras instituições será reduzido.
  • Com o uso de fibra óptica na Rede GigaNatal, a transmissão chega a taxas de Gigabits por segundo, de acordo com os equipamentos atualmente instalados nos Pontos de Presença e capacidade técnica do equipamento do cliente.