Sobre

 

O PoP-RN, Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e  Pesquisa no Rio Grande do Norte, é um provedor de conectividade à Internet e serviços, voltado ao atendimento de instituições acadêmicas de ensino superior e de pesquisa, localizadas no Estado do Rio Grande do Norte. Essas instituições devem estar previamente cadastradas como usuárias junto à RNP.

Às instituições usuárias da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, o PoP-RN pode prestar serviços diferenciados de acesso à Internet, ou seja, além de disponibilizar todos os serviços comumente providos pelas redes comerciais - serviços de navegação na Web, troca de mensagens eletrônicas, transferência de arquivos e outros - o usuário da RNP tem ainda acesso à Internet2 e a outras iniciativas internacionais de redes de alta velocidade,  como por exemplo a rede CLARA (Consórcio Latino-Americano de Redes de Alta velocidade). Ressalta-se também a possibilidade de estabelecer acordos de cooperação com as instituições participantes desses projetos, onde estão sendo produzidas as aplicações da Internet de próxima geração: Educação a Distância, Telemedicina, Realidade Virtual, VoIP, Vídeo sob demanda e muitas outras aplicações.

A Rede GigaNatal - aderente ao projeto Redecomep da RNP - abrange a cidade de Natal e sua região metropolitana, tendo pontos de apoio em locais estratégicos para conexão dos clientes ao PoP-RN, além das redundâncias dos enlaces (rede em anel) para garantir o máximo de disponibilidade dos circuitos e seus serviços. O Network Operations Center (NOC) ou Centro de Operações do PoP-RN é responsável pelo monitoramento e manutenção da Rede GigaNatal. O NOC conta com uma equipe técnica especializada e capacitada para prevenção e correção de incidentes, além de iniciativas para melhoria na rede e nos serviços providos.